Home > Notícias > Mídia Out Of Home e o interior do Brasil

Notícias


Mídia Out Of Home e o interior do Brasil

05/10/2013


Mídia digital out of home é algo recente para os mercados do interior. Mais nem por isso tem sido tímidos os investimentos na área. Quando percebemos os investimentos de grandes grupos de atuação nacional implantando projetos de digital out of home em cidades do interior, percebemos a força que o meio pode adquirir em um curto espaço de tempo. O fato é que as cidades escolhidas para estas iniciativas estão em franca expansão econômica. É dinheiro novo para o meio MDOOH.Estas cidades possuem verbas em uma categoria antes não muito vista pelas empresas de digital signage, o “varejo local”.

Há uma pujança de recursos e uma mudança de comportamento de investidores em mídia destes mercados. Antes, os investimentos, em sua maioria, eram direcionados aos veículos tradicionais, ou seja: TV, rádio, outdoor. Hoje os empresários do interior já reconhecem o valor das novas mídias e vêem nelas a possibilidade de aliar o trinômio “frequência, abrangência e impacto” a um baixo custo. Outra característica que vem se notando no interior para o mercado de digital out of home, são as pequenas redes que surgem. Investidores locais que, com um pequeno valor, colocam telas em locais de alto fluxo de pessoas – em esperas forçadas, por exemplo.

A remuneração para estas redes, quase sempre vem de verbas locais. Podemos analisar estes movimentos por vários prismas. Temos o lado bom, de ver o meio se espalhar, mostrar-se sólido, algo que realmente agrega valor ao mercado e a comunidade. Mas também temos pontos de atenção, e o principal deles é não termos uma padronização, uma uniformidade na mídia. Fato este agravado pelo surgimento das pequenas redes, conforme relatado acima. Isto dificulta o planejamento de nossa mídia pelas agências de publicidade. Mas, otimista que sou, procuro identificar mais fatos positivos que negativos. Percebo que, com a expansão das telas para o interior, as grandes agências de nosso país e os grandes anunciantes, começam a direcionar esforços de comunicação em digital signage para fora das capitais.

Empresas de telecomunicações, laboratórios farmacêuticos, setores automobilístico e bancário, governo federal, etc., já destinam verbas e planejam campanhas de digital signage para o interior. As agências idealizadoras de OOH (tendência recente) tem fundamentalmente contribuído para que as redes instaladas fora das capitais componham o plano de mídia das grandes corporações. Vejo um horizonte promissor para digital signage. Este horizonte passa obrigatoriamente pelo estágio da interiorização (geografia) do meio. Acredito em um mercado cuja união das empresas provedoras o fará mais coeso, fortalecido e reconhecido como uma das principais opções de mídia disponibilizadas ao mercado. Digital Signage no interior deixou de ser uma promessa de futuro, tornando-se uma forte realidade.

Fonte: http://migre.me/9KanP


Outras Notícias


+ Notícias